domingo, 21 de outubro de 2018

The Return of Godzilla (1984) - A volta do Godzilla amedrontador!

"Ele é um produto da civilização. Os homens são os únicos monstros reais. Godzilla é mais como uma arma nuclear... Uma arma nuclear viva destinada a andar pela Terra eternamente. Indestrutível. Uma vítima da era nuclear moderna." - Dr Hayashida




The Return of Godzilla (ou Godzilla 1984), embora tenha sido produzido na era Showa, é o filme que inicia toda a continuidade da era Heisei da franquia do monstrão. Ele segue como uma sequência do filme original de 1954, ignorando todas as demais continuações. E é de longe uma dos meus favoritos da franquia pela trama mais consistente, trazendo de volta o Godzilla amedrontador e aterrorizante que havia se perdido nos filmes da década de 60 e 70.



Um dos destaques da trama (pra mim) é toda o contexto em que a história é apresentada: os conflitos políticos em plena guerra fria e a questão nuclear, é interessante ver o foco que é dado para o aspecto politico e como os países, abandonando suas diferenças e rusgas, se reúnem para lidar o terror de Godzilla que é aqui, é mostrado como um fruto dos próprios erros da humanidade, ao invés de uma punição de Deus ou da natureza (como era constantemente dito nos filmes Showa).

A história se segue a partir do momento em que repórter Goro Maki , encontra um navio pesqueiro com quase todos os tripulantes mortos,após ser atacado por um ser estranho é salvo pelo único sobrevivente e unica testemunha do que aconteceu, ele jura que viu "a ilha se mexer". Caberá aos dois provar a terrível realidade: Godzilla está de volta.





Algumas curiosidades:


- A ideia central para esse filme foi planejada ainda em 1980, porém, com ligeiras diferenças: Godzilla enfrentaria um monstro chamado Bagan e todo o contexto politico não existiria.

- O diretor Koji Hashimoto já havia trabalhado como assistente de direção em alguns outros filmes da franquia como Invasion of Astro-Monster (1965) e Ghidorah, The Three Headed Monster (1964). Além de ter sido assistente de produção e efeitos em algumas séries da franquia ULTRA: como em ULTRASEVEN (1967), ULTRAMAN JACK (1971) e ULTRAMAN ACE (1972).


A adaptação Americana:

O filme ainda recebeu uma adaptação Americana chamada de GODZILLA 1985. Onde sofreu uma reedição, algumas mudanças de contexto e o acréscimo de cenas com atores Americanos. As alterações feitas pelos Americanos causaram polêmica na época, pois reeditaram algumas cenas para fazer com que os Soviéticos parecessem vilões.

Por fim, acho que esse é um filme que deve ser visto, não só por ser um filme do Godzilla, mas também por passar uma mensagem importante e séria por trás.

Por: Thiago AP 

Sem comentários:

Enviar um comentário